Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Reserva Florestal de Mecuburi com investimento de 1.7 milhões de Meticais

O Banco Mundial acaba de disponibilizar um montante correspondente a 1.700 milhão de meticais para a prossecução, nos próximos dois anos, de um projecto florestal na reserva de Mecuburi, considerada a maior do país, que consiste na promoção de boas práticas de utilização de uma forma sustentável e racional dos recursos naturais existentes no seio das comunidades.

Falume Imede, chefe dos Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia na direcção local de Agricultura em Nampula, referiu que a iniciativa em referência foi desenhada pelo governo e a sua implementação vai contar com a parceria do Fórum Terra, uma organização não governamental nacional. Ajuntou que, além de promover uma gestão sustentável e racional dos recursos florestais, outro dos pilares do projecto centra-se na melhoria dos padrões de vida das cerca de 40 mil pessoas que vivem npo interior e nas cercanias da reserva florestal de Mecuburi, que cobre uma área de 230 mil hectares abrangendo uma porção do distrito vizinho de Muecate.

A reserva de Mecuburi foi criada na década de Cinquenta com o objectivo de garantir a disponibilidade de recursos florestais como matéria-prima para os projectos de construção de infraestruturas sociais e económicas ao longo do Corredor de Nacala, em particular de travessas de madeira que compunha o sistema ferroviário. Imede Falume salientou que os projectos de geração de rendimento, que serão implementados na reserva florestal de Mecubiri, vão focalizar a produção de culturas para garantia da segurança alimentar das comunidades locais. E, adicionalmente, a produção e processamento do cogumelo e bambú, além do desenvolvimento da apicultura, uma actividade tradicional e de alto rendimento, criação da indústria de farinação, entre outros negócios, com o objectivo de criar fontes alternativas e sustentáveis de arrecadação de receitas sem, no entanto, pressionar os recursos florestais.

Para garantir o sucesso desta iniciativa, serão revitalizados e formados novos comités comunitários de gestão dos recursos florestais e faunísticos daquela reserva, segundo o nosso entrevistando. Para além de reciclar e treinar fiscais florestais que integrarão, maioritariamente, membros das comunidades locais. Este processo será desenvolvido pelo Fórum Terra, que tem, ainda, a responsabilidade de facilitar a elaboração de planos de negócio através de micro-projectros que estarão, particularmente, voltados para grupos de mulheres.

Estudos levados a cabo, recentemente, pelo sector da Agricultura para apurar o estado real de conservação da reserva florestal de Mecuburi concluíram que o nível de desmatamento e fixação de residências é elevado, colocando em risco áreas ecologicamente sensíveis e aumentando, consequentemente, o conflito homem/fauna bravia, sobretudo nas principais bacias hidrográficas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!