Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Poetisa britânica compara Beckham a Aquiles

A poetisa britânica Carol Ann Duffy escreveu um poema sobre o jogador de futebol inglês David Beckham, intitulado “Aquiles”, no qual ela o compara ao herói grego que emprestou o nome ao tendão que o craque rompeu no fim de semana, ficando de fora do Mundial da África do Sul.

“Ele (Beckham) é quase um personagem mítico na cultura popular”, afirmou a autora, nesta terça-feira, à BBC, para justificar a comparação com Aquiles, personagem imortalizado na “Ilíada”, de Homero, e que foi um grande guerreiro cuja mãe mergulhou no rio Styx para torná-lo imortal. No entanto, ao mergulhá-lo, ela o segura pelos tornozelos, deixando seus calcanhares fora d’água e, por isso, vulneráveis.

Segundo a lenda, Aquiles morreu ao ser atingido por uma flecha exatamente neste ponto, dando origem ao termo calcanhar de Aquiles para designar um ponto vulnerável de alguém ou de alguma situação. O poema de Duffy é carregado de referências à vida de Beckham – ela o chama de “menino dourado escorregadio”, escondido “debaixo das saias das jovens” e faz menção a “dias de doces e pimentas” (‘spices’ em inglês, talvez em alusão à sua mulher, Victoria, ex-Spice Girl).

Explicando a decisão de escrever o poema, Duffy afirmou que as vidas de celebridades como Beckham “são histórias que o resto de nós segue”. “É fascinante que a lesão que ele sofreu tire o nome de Aquiles”, afirmou. “O ponto central dos mitos gregos é a combinação de glória e tragédia que os segue”, acrescentou.

Carol Ann Duffy tornou/se, em 2009, a primeira mulher em mais de três séculos a ocupar o cargo de “Poeta Laureado”, ou seja, foi declarada poetisa oficial do Reino Unido, função na qual foi antecedida por escritores como John Dryden, William Wordsworth e Ted Hughes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!