Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Obras de construção do Estádio Municipal de Nampula com dois anos de atraso

Obras de construção do Estádio Municipal de Nampula com dois anos de atraso

As obras de construção do novo estádio municipal de Nampula, um empreendimento de raiz iniciado em Agosto de 2010, ainda não foram concluídas. Inicialmente, tal desiderato estava previsto para Agosto de 2012. Presentemente, a cidade de Nampula está a enfrentar sérios problemas no que respeita à falta de infra-estruturas desportivas, sobretudo para a prática de futebol.

De acordo com Magorine Ndove, encarregado das obras, a falta de material, nomeadamente areia, pedras adequadas para obras do género e problemas no fornecimento de água concorrem, em grande medida, para o atraso na conclusão das obras de construção do novo estádio, inicialmente prevista para Agosto de 2012, facto que coincidiria com a celebração das festividades de elevação de Nampula à categoria de cidade.

Ndove disse ainda que o incumprimento de prazo se deve, por outro lado, mudança do local indicado pela edilidade que não possuia condições favoráveis para a construção de um estádio, o que obrigou a empresa Royal Constructions, responsável pela edificação daquele empreendimento, a alterar quase toda a estrutura de engenharia da obra.

O nosso interlocutor referiu que, ultrapassados os obstáculos que interferiam na execução das obras, as mesmas encontram-se num ritmo satisfatório, esperando-se que até finais do ano em curso venham a ser concluídas. Além disso, ele assegurou igualmente que todo o material necessário já se encontra no local, incluindo a relva sintética. “Todo o material foi importado da China e, neste momento, estamos a fazer os últimos acertos nas bancadas do campo principal, além de alguns acabamentos da estrutura do recinto desportivo”, disse.

Ndove afirmou ainda que, nos próximos dias, vão arrancar os trabalhos de colocação de relva sintética, esperando-se que, até Maio próximo, o mesmo possa acolher partidas de futebol de alta competição. “Já estamos em processo de acabamento dos balneários, faltando apenas a colocação de sanitários. As obras do parque de estacionamento de viaturas também estão no fim. Em Maio, teremos os jogos de ensaio, enquanto aguardamos pela conclusão definitiva”, assegurou.

O nosso entrevistado referiu que, por outro lado, o problema que está a tirar o sono à construtora e poderá contribuir para a prorrogação do prazo de entrega desta importante infra-estrutura tem a ver com os trabalhos de construção das pistas de atletismo e ciclismo que, até ao momento, se debatem com o início das obras de nivelamento do piso.

Houve erros na bancada sol

O encarregado da obra reconhece igualmente que houve alguns erros no acto da construção da bancada sol, mas tudo está a ser feito com vista a não comprometer o ritmo normal das obras em curso. Entretanto, as correcções já estão a ser realizadas pela empresa Royal Constructions.

Concluído salão polivalente

As infra-estruturas para as modalidades desportivas de salão, nomeadamente basquetebol, futsal, voleibol, andebol, entre outras, são as únicas que se encontram num estágio satisfatório. Já foram colocados todas as componentes, como é o caso de tabelas e balizas, faltando apenas a iluminação e os sanitários.

Refira-se que o novo estádio municipal, localizado na zona de Muahivire-expansão, a sete quilómetros da cidade de Nampula, resulta de um processo de trespasse.

O novo estádio terá capacidade para acolher 30 mil espectadores e vai contar com pistas de atletismo e ciclismo, ginásio gimnodesportivo para as modalidades de salão, parque de estacionamento de viaturas, entre outras infra-estruturas. Este empreendimento de raiz vai custar quatro milhões e quinhentos mil dólares norte-americanos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!