Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nova SP promete velar pelos direitos dos funcionários públicos

A nova Secretária Permanente do Governo Provincial de Sofala, Elisa Somane, promete continuar a dar a mesma celeridade com a qual a província vêem tratando as questões relacionadas com os direitos dos funcionários públicos, nomeadamente promoções, progressões e mudanças de carreiras.

Elisa Somane deixou essa promessa ontem, quando falava à imprensa, pouco depois da cerimónia de transmissão de poderes do anterior Secretário Permanente, António Máquina, agora nomeado para assumir as mesmas funções na Província de Nampula. Somane considerou o direito dos funcionários públicos uma matéria bastante sensível, na qual os funcionários encontram a motivação para continuarem a prestar bom serviço público. A Província de Sofala, refira-se, possui 16.470 funcionários e agentes do Estado, dos quais 7.490 trabalham nos distritos e 8.980 na Cidade da Beira.

10.931 são do Quadro de Pessoal Comum da Província e 5.539 são contratados, sendo os sectores que mais pessoal absorvem os da Educação e Saúde. Por outro lado, a nova Secretária Permanente do Governo Provincial de Sofala referiu-se como um dos grandes desafios o processo de descentralização ao nível das secretarias distritais, as quais carecem ainda de bastante acompanhamento e apoio necessário para que possam de facto desempenhar com zelo, dedicação e responsabilidade aquilo que são as suas funções.

A Província de Sofala possui administrativamente 12 Distritos e uma Autarquia com estatuto de Distrito, nomeadamente a Cidade da Beira. Em todos os distritos, com a excepção da Cidade da Beira, funcionam os Governos Distritais integrados constituídos de acordo com a legislação dos Órgãos Locais do Estado e dirigidos pelos respectivos Administradores Distritais. Funcionam também os Conselhos Consultivos Distritais. Alguns desafios lançados ao novo Governo, consta o apetrechamento de escritórios e residências dos funcionários do Estado, sobretudo nos distritos e a transferência das vilas sede de Marromeu, Búzi e Machanga por se encontram em áreas vulneráveis a inundações.

A nova Secretária Permanente do Governo Provincial de Sofala, Elisa Somane, entretanto, ingressou para o quadro do Aparelho do Estado em 1992. É licenciada em Psicologia e neste momento prossegue a carreira de Inspecção. Natural de Manica, casada e mãe de dois filhos, Elisa Somane até a data da sua nomeação encontrava-se afecta a Direcção Provincial do Plano e Finanças de Sofala, onde assumia a chefia do departamento de contabilidade pública

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!