Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EDM detecta na Beira 1.200 clientes fraudulentos

A prática de roubo de energia na Cidade da Beira ainda representa um sério desafio a Empresa Publica Electricidade de Moçambique (EDM-EP), situação que tem contribuído para perturbar a prossecução normal do plano e acções da firma.

De acordo com o Director Regional Centro e da Área de Distribuição da Beira da EDM, Neves Xavier, só no ano passado foram detectados nesta urbe um total de 1.200 clientes fraudulentos. Neves Xavier indicou que desde o início deste ano a empresa tem vindo a detectar diariamente uma media entre quinze e vinte clientes fraudulentos. “Portanto, é muita gente que rouba energia.

Nalguns casos existem ligações clandestinas” – afirmou, acrescentando que geralmente o roubo de energia tem sido a partir de dentro de casa. O Director da EDM neste ponto do País referiu que a pratica de roubo de energia tem afectado a qualidade de energia eléctrica fornecida a Cidade da Beira, explicando que tem provocado saturação da rede e sobrecarga dos postos de transformação.

Para sanar esse problema, a fonte referiu que não basta a acção do fiscal da EDM, é importante também a colaboração dos próprios populares. “Há trabalho de sensibilização que também está a ocorrer e de mudança natural de comporta lhadores da EDM a minoria é que tem esse comportamento” – minimizou.

Ainda em relação aos trabalhadores da EDM, Xavier salientou que o seu envolvimento nesse tipo de acções vai desde encobrimento dos infractores, casos de acção de beneficio directo em sua casa e casos em que eles executam esse mal por forma a colher benefícios. “Mas tem de ficar claro que quando a EDM se apercebe destas situações as punições tem sido severas” – sublinhou.

Refira-se, entretanto, que a EDM acaba de criar a Direcção de Eficiência Energética, cuja atribuição, segundo deliberação do Conselho de Administrabatração da empresa, comporta a concepção e implementação de medidas, sistemas e tecnologias de combate às perdas, ao roubo de material eléctrico e monitoria da eficiência energética.

As atribuições da referida direcção chefiada por José Biosse, antigo Director Regional Centro da EDM, compreende ainda o controlo de fluxos energéticos, implementação e gestão de sistemas e tecnologias de contagem, subordinando- se directamente ao Conselho de Administração através do pelouro de Distribuição, Comercialização, Tecnologias e Sistemas de Informação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!