Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique preside reuniões dos ministros do trabalho e parceiros da SADC

Moçambique, através da Ministra do Trabalho, Helena Taipo, assume, desde sexta-feira última, a presidência das reuniões dos ministros responsáveis pelo Emprego e Trabalho e dos parceiros sociais da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

A assumpção de Moçambique, por um período de 12 meses, para a presidência rotativa deste órgão de concertação da SADC, foi confirmada, no termino da reunião dos ministros responsáveis do pelo ouro de Emprego, Trabalho e Parceiros Sociais, que teve lugar de 29 a 30 de Abril findo, em Maputo.

No encontro de Maputo, os ministros titulares do pelouro do Emprego, Trabalho e Parceiros Sociais da SADC analisaram as actividades realizadas em 2009, tendo concluído que apesar dos progressos alcançados a região deve trabalhar mais na criação de novos postos de trabalho, melhoria das condições laborais e de rendimento dos trabalhadores. Segundo um comunicado de imprensa que a AIM teve acesso, estas acções deverão ser desenvolvidas tomando em consideração especial a necessidade de se prestar o apoio as famílias empobrecidas e aos desempregados, através da criação de oportunidades de negócios com sucesso.

Os ministros e parceiros sociais da SADC notaram que, durante o período em apreço, a região enfrentou dificuldades económica que conduziram vários trabalhadores ao desemprego e várias crianças forçadas a abandonar a escola para se lançarem no mercado do trabalho.

“Estes problemas foram agravados pela crise económica e financeira mundial, a pobreza e o HIV/SIDA”, destaca o documento. Face a estes constrangimentos, o encontro decidiu pela implementação, ao nível de todos os países da SADC, de políticas e programas nacionais que apoiem o trabalho dos empregadores, trabalhadores e governos, contribuindo para o objectivo comum de lutar pela prosperidade regional.

O encontro definiu ainda que para manter o ímpeto e espírito de trabalho conjunto dos parceiros sociais, os governos, organizações de trabalhadores e empregadores deverão dar o seu máximo contributo na Comissão Consultiva da SADC a ter lugar em Maseru, Lesotho, no segundo semestre do presente ano. O encontro de 2011, segundo decisão da reunião de Maputo terá lugar na Namíbia

. O encontro encontro, do presente ano, assume importância particular porque vai envolver peritos e planificadores na partilha de experiências e ideias sobre como melhorar os meios usados para superar os desafios que a região austral de Africa enfrenta. Tomando em consideração os compromissos colectivos da SADC a nível do continente e internacionais, os ministros e seus parceiros sociais discutiram e acordaram a estratégia de sua participação nas reuniões da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2010 e 2011.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!