Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical com apreciação expressiva na 2ª quinzena de Maio

A taxa de apreciação da moeda moçambicana, o Metical, registada na segunda quinzena de Maio de 2014 foi de 0,93%, relativamente ao Dólar dos Estados Unidos da América (EUA).

Esta taxa, conjugada com a depreciação da taxa de câmbio dos bancos comerciais em 0,28%, resultou no aumento do spread entre a taxa praticada por aquelas instituições financeiras e a do Mercado Cambial Interbancário (MCI) para 3,95%.

No sentido oposto, observou-se uma redução no diferencial entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e o Mercado Cambial Interbancário, passando de 5,12% para 4,18%, assim como a diminuição do spread entre a taxa dos bancos comerciais e casas de câmbio que passou de 1,45% na quinzena anterior para 0,22%, no final da quinzena de Maio de 2014.

Em relação à moeda sul-africana1, o Metical apreciou em 1,35%, o que permite manter ganhos nominais em termos anuais de 1,02%, embora em termos acumulados esteja a registar uma depreciação de 2,82%. Quanto ao Euro, o Metical registou uma apreciação na quinzena face às perdas mensal e anual de 1,12% e 7,39%, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!