Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Região Sul de Moçambique auto-suficiente em milho e hortícolas

Os mercados de Maputo, Gaza e Inhambane revelaram-se auto-suficientes na comercialização de milho, em Junho deste 2014, pelo facto dos produtores dos distritos de Boane e Macia terem conseguido abastecer as restantes regiões do Sul de Moçambique.

Para além do milho trazido daqueles distritos entraram também naqueles mercados quantidades do mesmo cereal provenientes da Manhiça, província de Maputo, facto que levou a que a zona Centro reduzisse a sua comercialização no Sul do país, segundo o Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), publicação do Ministério da Agricultura (MINAG).

Em todo o país, o preço de milho praticado ao consumidor registou estabilidade, de acordo ainda com aquela publicação, realçando, entretanto, que a situação foi acompanhada por uma queda de 13% a nível do grossista no mercado da cidade da Beira, em Sofala, onde os comerciantes adquiriram o cereal ao preço de 6,86 meticais por quilograma.

A nível do produtor também foi reportada uma queda na ordem de 11% no distrito de Angónia, Tete, onde este passou a receber 4,57 meticais por quilograma na semana anterior.

A nível do retalho foram reportadas duas quedas de 25% e 7% nos mercados das cidades da Beira e Nampula, respectivamente. Com estas quedas o preço ao consumidor passou para 6,86 meticais por quilograma, na Beira, e 7,43 meticais/quilograma, em Nampula, salienta o SIMA.

Por outro lado, os preços de tomate, cebola, repolho e cenoura continuaram em queda no mercado grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo. O tomate proveniente de Chókwè, em Gaza, que custava nas semanas anteriores entre 300 meticais e 350 meticais a caixa de 20 quilogramas, passou a custar entre 200 meticais e 250 meticais a mesma caixa, acrescenta a publicação do MINAG.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!