Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Médicos ameaçam paralisar actividades em Nampula

Médicos afectos aos serviços de urgência do Hospital Central de Nampula (HCN) e outros profissionais de saúde, que habitualmente trabalham em regime de turnos, ameaçam paralisar as suas actividades caso a direcção daquela unidade sanitária não lhes pague os honorários em atraso referentes aos últimos dois meses.

Em carta dirigida a direcção do hospital, os insurrectos referem que a paralisação laboral é o último recurso de consenso encontrado pela massa laboral para chamar atenção a quem de direito sobre o referido problema, ao mesmo tempo que acusam a direcção de não mostrar interesse em resolver a questão.

A falta de pagamento dos honorários, segundo escreve o jornal O Pais, regista-se desde Setembro último. Momede Riaze, director provincial da Saúde em Nampula, reconhece o facto e garante que vai solucionar o problema dentro desta semana, adiantando que o atraso deve-se a alguns problemas no arrolamento de dados, facto agravado pela insuficiência financeira na Direcção Provincial de Plano e Finanças.

“A situação será ultrapassada dentro desta semana, todos os médicos e funcionários vão receber os seus honorários em atraso” garantiu o director provincial de Saúde em Nampula.

Segundo Riaze, a direcção do hospital reuniu-se, Sexta-feira, com os médicos e outro pessoal afecto naquela que é a maior unidade sanitária da região norte do país para informar sobre o ponto da situação, razão pela qual não existe motivo para alarme.

A fonte clarificou que esta situação envolve apenas os subsídios que os médicos e outro pessoal afecto àqueles serviços têm direito quando em serviço nos serviços de urgência e não os salários.

Os valores em causa variam entre os 400 e 500 meticais por cada urgência, valor normalmente pago no final de cada mês.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!