Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estudantes da UniZambeze em greve

Os estudantes da Universidade do Zambeze (UniZambeze), delegação de Manica, observam, desde segunda-feira, uma greve por tempo indeterminado exigindo da direcção a criação de condições conducentes à melhoria do desempenho académico.

Na pauta reivindicativa, os discentes exigem o fim das alegadas interferências da Direcção do Centro de Desenvolvimento Sustentável para os Recursos Naturais (CDS-NS) de Manica no processo lectivo que movimenta estudantes para dar espaço a realização de seminários e outros eventos remunerados em detrimento das aulas. A situação prejudica o ensino e aprendizagem, assim como perturba a concentração dos estudantes, até porque esta movimentação não devia ser permitida pois constitui uma maneira de ganhar duas vezes pelo mesmo produto.

O Núcleo de Estudantes da UniZambeze quer ainda laboratórios, salas de informática, aulas práticas e o pagamento dos valores a que os discentes bolseiros têm direito, cujo último pagamento aconteceu em Agosto de 2009, sem explicação plausível. Nilton Alfazema, presidente do núcleo, disse, por exemplo, que o não desembolso dos fundos obriga os estudantes a recorrer as próprias poupanças, que não existem, para suportar as despesas escolares, o que aumenta a margem de dificuldades.

Alfazema disse, por outro lado, que o núcleo de estudantes apresentou ao próprio reitor a questão das condições de aprendizagem na visita que efectuou aquela província central, mas nada aconteceu desde então, segundo o matutino “Notícias”. Os estudantes afirmam ainda estar mergulhados em uma infinidade de dificuldades e a greve visa fundamentalmente pressionar a direcção da instituição a tomar medidas que levam a solução.

A directora do CDS, Dulceneia Baquete, disse, por seu turno, desconhecer a referida movimentação de estudantes pelo que ficou surpreendida com o facto, uma vez que parte dos blocos do CDS foi concedida à UniZambeze para uso integral e sem nenhuma interferência. A UniZambeze, delegação provincial de Manica, lecciona cursos de Engenharia de Desenvolvimento Rural e Engenharia de Desenvolvimento dos Recursos Naturais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!