Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Combate ao HIV/SIDA prioridade nacional

O Primeiro-Ministro moçambicano (PM), Aires Ali, reiterou na segunda-feira que a prevenção e combate do HIV/SIDA devem constituir tarefas prioritárias em todo o país. Falando a imprensa na sua qualidade de presidente do Conselho Directivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), Ali disse ser necessário revitalizar o funcionamento dos núcleos provinciais e distritais de combate ao SIDA de modo que o seu impacto seja visível até nos postos administrativos.

“Os núcleos provinciais, os distritos e os postos administrativos devem assumir o combate ao HIV/SIDA como uma tarefa prioritária”, disse o PM, falando a imprensa momentos depois do início da XXIII sessão do Conselho Directivo do CNCS, um órgão que integra, entre outros, membros do governo, organizações da sociedade civil e instituições de ensino.

Segundo Aires Ali, cada uma das representações deste órgão (CNCS) devem participar na planificação, acompanhamento e controlo da implementação das iniciativas de prevenção e combate ao SIDA. Durante o encontro, o Conselho Directivo do CNCS avaliou as actividades desenvolvidas por este órgão, as actuais modalidades de financiamento para o apoio das iniciativas de combate ao SIDA, bem como a proposta de financiamento dos Estados Unidos de América.

Os EUA pretendem contribuir na resposta ao HIV/SIDA em Moçambique nos próximos cinco anos, financiando actividades de prevenção, cuidados e tratamento, mitigação dos impactos, entre outras, através de um fundo anual de 250 milhões de dólares, a partir deste ano. A proposta ainda está sendo analisada pelas partes, mas o Primeiro- Ministro adiantou que os fundos norteamericanos terão de chegar aos beneficiários através dos canais instituídos pelo governo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!