Jovens da província de Nampula solicitam ao governo a criação de condições que facilitem o seu acesso à educação, através de bolsas de estudo.
A preocupação foi expressa, terça-feira, à margem das celebrações do Dia Internacional da Juventude Zito Siqueira, secretário do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) em Nampula, efeméride, disse que o grande constrangimento que os jovens enfrentam na província de Nampula, relacionase com a falta de condições financeiras para o ingresso nas diferentes instituições de ensino secundário e superior.
Aquele responsável revelou que o maior entrave verifica-se quando se trata de ingresso nas universidades privadas, por estas aplicarem elevadas taxas, dificultando, desde modo, os jovens de famílias economicamente desfavorecidas. Porém, referiu que a sua agremiação está em contacto permanente com as autoridades governamentais, com vista a obter financiamento para a implementação de alguns projectos de rendimento.
Ao nível da cidade de Nampula, as celebrações iniciaram com uma marcha juvenil nalgumas ruas e avenidas da cidade, que culminou com a cerimónia de deposição de uma cora de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos.