Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zambézia/produção de arroz atinge 190 mil toneladas

A produção de arroz na província da Zambézia, centro de Moçambique, deverá atingir as 190 mil toneladas no presente ano agrícola, representando um incremento de cerca de 56 mil toneladas em relação à época agrícola passada, disse o director provincial de Agricultura, Momed Valá.

“A nossa meta nesta campanha que já está em curso é lavrarmos entre 123 e 124 mil hectares de terra, onde esperamos produzir cerca de 190 mil toneladas de arroz, o que vai ser um salto muito grande em relação à campanha transacta”, considerou aquele responsável.

Valá afirmou que o aumento da produção de arroz integra-se no Plano de Acção para a Produção de Alimentos aprovado em 2008 pelo Governo moçambicano, destinado, entre outros objectivos, a usar a presente crise alimentar mundial como uma oportunidade para incrementar a produção interna de comida.

O referido Plano de Acção integra-se também no contexto da Revolução Verde, uma estratégia governamental aprovada em 2007 e que compreende toda a filosofia de como é que Moçambique deve atacar a problemática da produção alimentar no país. No âmbito desta estratégia, o Ministério da Agricultura tem estado a adquirir tractores e juntas de gado bovino para distribuição por pequenos produtores e a reabilitar sistemas de regadio um pouco por todo o país, como parte dos esforços para aumentar a produção alimentar.

“Nós recebemos as tais máquinas agrícolas e distribuímo-las por produtores organizados em cooperativas, por causa do pressuposto de gestão das próprias máquinas, e daí essa meta de entre 123 e 124 mil hectares para a produção de arroz nesta campanha”, sublinhou o director provincial de Agricultura na Zambézia.

Valá disse ainda que os pequenos produtores beneficiaram também de semente melhorada, igualmente disponibilizada pelo Governo a preços bonificados, o que, juntamente com uma maior assistência dos extensionistas, tem estado a contribuir para o aumento da produtividade.

Referiu ainda que a província da Zambézia tem estado a apostar muito na reabilitação de sistemas de regadio, realçando que a disponibilidade de água é fundamental não só para a produção de arroz como também para a diversificação das culturas alimentares, “que é pressuposto importante para a nutrição, sobretudo no meio rural”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!