Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dicas para melhor conhecer o nosso Moçambique

Dicas para melhor conhecer o nosso Moçambique

Nesta página @ VERDADE deixa, aos turistas nacionais e estrangeiros, algumas sugestões de livros sobre Moçambique, ligados ao turismo, dados à estampa nos últimos anos. São obras que vão desde o guia turístico puro, passando pelo estilo de novela, até livros artísticos que encontram na fotografia uma arte sublime de representação de um país. Eis aqui algumas dicas.

 

 

 

 

 

 

Mozambique Guia Turístico – Da responsabilidade do Futur (Fundo Nacional do Turismo), vai na quinta edição e, diga-se, que está bem mais completa que as anteriores. A edição é bilingue (Português/Inglês), mas o grafismo – demasiado antiquado – a impressão e a fotografia continuam a não ajudar a uma informação que está bem mais completa.

Maputo desenrascar a vida – A obra retrata sobretudo os anos 80’ em Maputo, que alguém chamou os anos de chumbo. Com fotos a preto e branco sobre as dificuldades de quando “não havia nada” na cidade e as pessoas sofriam em busca do sustento quotidiano. Prefácio de Nélson Saúte e os grandes nomes da fotografia moçambicana estão presentes: Rangel, Kok Nam, José Cabral, Gin Angri, Naíta Ussene.

O Pão Nosso de Cada Noite – Foge à actualidade – as fotografias remontam aos anos ´60 e ´70- mas é excelente. A obra ‘fala’ dos cliques nocturnos de Rangel quando a Rua do Bagamoio se chamava Rua Araújo e fervilhava de gente entre embarcadiços, marujos e senhoras da má vida. Tudo a preto e branco, as cores neutras da noite. Um assombro. O título deve-se ao poeta José Craveirinha. 

Moçambique de Hoje – O autor, Luís de Almeida, nasceu no Porto, Portugal, é professor na área da expressão artística e há muito que se apaixonou por Moçambique. “As imagens que recolhi, ano após ano, são a essência desta obra”, refere o autor. No prefácio Carlos Pinto Coelho escreveu: “Este livro não é aconselhável a menores de sensibilidade e a turistas contra-relógio. Porque este livro, não sendo um poema, carrega momentos explosivos como um verso de Craveirinha.”

Moçambique é um tesouro – É a mais recente obra de conceituada fotógrafa zambeziana Niza Paiva. É, para mim, a mais completa e mais bem conseguida desta autora em todos os aspectos: técnico, gráfico e de impressão. Está lá tudo: história, gentes, culturas, tradições, arquitectura, fauna (terrestre e aquática) e flora. As legendas, de Calane da Silva, estão à altura. O formato, ao baixo, requer presença na mesa central da sala.

Mozambique African Adventurer’s Guide – É feito a pensar no turismo de aventura, todo-o-terreno. Informação completa e cuidada, sobretudo a nível de itinerários e de locais de pernoita. As distâncias em quilómetros estão bem medidas. Fotografia completamente inexistente. Na lapela da contracapa destaca-se um lista de expressões úteis em portguês. Cumpre os objectivos a que se propõe.

Globetrotter Mozambique Travel Guide – Ao contrário de outros, vale sobretudo pela fotografia. Esta é bem cuidada e bem mais exigente do que é comum encontrar nos guias deste tipo. Já da informação contida no interior não se pode dizer o mesmo. É demasiado geral para servir o turista. Não cumpre os requisitos daquilo que é um guia prático, já que tem de ser completado por outro.

Petit Futé – Mozambique country guide – É uma colecção sobejamente conhecida de guias de viagem em língua francesa, talvez a mais conhecida. É um típico guia para viajantes: muito informação (arrisco a dizer que é o mais completo sobre Moçambique), praticamente sem fotografias, bem estruturado, dando destaque à história do país, à cultura e tradições, à economia, etc. A necessitar de uma edição actualizada.

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!