Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zambézia recebe ambulâncias

A província da Zambézia, no Centro de Moçambique, recebeu um total de oito ambulâncias para igual número de distritos, com vista a potenciar assistência sanitária em diversos locais que clamavam daqueles serviços para salvar vidas humanas já há algum tempo.

A entrega formal das oito ambulâncias, que fazem parte de um lote de nove, teve lugar na passada quinta-feira ultima, tendo sido dirigida pelo governador da província, Francisco Itai Meque. Os meios circulantes de Marca Land Cruzer e Ford Ranger, custaram aos cofres do Estado moçambicano um montante estimado em mais de 600 mil dólares norte americanos.

As ambulâncias foram entregues aos distritos de Namarroi, Alto Molocue, Milange, Gilé, Gúruè, Maganja da Costa, Mocuba e cidade de Quelimane. A ambulância que se destina ao distrito de Pebane ainda se encontra retida na capital do país devido a morosidade na tramitação de processos.

Dados avançados no local pelo chefe do executivo da Zambézia, as oito viaturas de tipo ambulância estão dotadas de um sistema de controlo para evitar que os condutores, mesmo querendo, não ultrapassem uma velocidade máxima de 90 quilómetros por hora. O sistema tecnológico instalado visa reduzir casos de acidentes por excesso de velocidade, “deitando a baixo os esforços do governo em garantir a maior prontidão na prestação dos serviços de assistência sanitária às populações”.

Num passado recente, uma ambulância, que apenas tinha operado durante dois meses, projectou os seus ocupantes entre doentes e acompanhantes na sequência de um acidente de tipo capotamento, devido ao excesso de velocidade. O acidente, ocorrido na localidade de Muabnama no distrito de Lugela, provocou ferimentos graves às pessoas que vinham na ambulância.

Para além destes meios circulantes, há dias, foram entregues, igualmente, 150 motorizadas a igual número de chefes dos Postos Administrativos e Localidades dos 16 distritos da província da Zambézia. Estes meios foram adquiridos com o Orçamento do Estado, cujo valor não foi revelado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!