Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique abre embaixada no Vietname

Moçambique vai abrir, ainda este ano, uma embaixada no Vietname, no quadro da intensificação das relações de cooperação entre os dois países.

O facto foi revelado na passada sexta-feira pelo vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma, no final dos trabalhos da 2/a Sessão Inter-governamerntal Conjunta entre os dois países, que esteve reunida em Maputo para trocar experiências e avaliar o grau de implementação das acções acordadas na primeira sessão da comissão mista.

Koloma, que não adiantou datas para a abertura da missão diplomática moçambicana naquele pais asiático, disse contudo que as delegações chegaram a um acordo em relação a necessidade de intensificar e diversificar as relações, isto é, não ocorrerem só a nível político-governamental, mas também empresarial.

Para o efeito, uma delegação moçambicana encontra-se, neste momento, no Vietname a desenvolver um trabalho de prospecção do mercado para identificar os meios mais apropriados para apetrechar a futura representante diplomática de Moçambique em Hanói, capital vietnamita. Quando estiver apetrechada, os vietnamitas, segundo Koloma, vão realizar um seminário de divulgação das diversas oportunidades que o país oferece para atrair o seu interesse pelo mercado moçambicano.

Moçambique e Vietname são parceiros políticos desde os tempos mais remotos em que as relações de cooperação dominantes eram caracterizadas por amizade fraterna e solidariedade na luta pela justa causa de auto-determinação dos povos moçambicano e vietnamita. “É nesta perspectiva que pensamos que a II Sessão da Comissão Mista delineou e acordou acções estratégias capazes de imprimir uma dinâmica de cooperação socio-económica consentânea com as actuais boas relações político-diplomáticas e de amizade existentes entre os nossos dois povos e governos”, disse o vice-Ministro.

Nos trabalhos da II/a Sessão da Comissão Mista, a delegação vietnamita foi liderada pelo vice-Ministro da Agricultura, Diep Kinh Tan, enquanto o lado moçambicano foi liderado pelo vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma.

Moçambique e Vietname cooperam nas áreas de educação, saúde, agricultura, pescas e telecomunicações. Nesta última importa recordar que a terceira operadora de telefonia móvel, que vai explorar o mercado moçambicano, tem capitais vietnamitas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!