Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zambézia atingiu 93,5 por cento da meta de exportações em 2010

A província Central da Zambézia, em Moçambique, cumpriu apenas 93,5 por cento da sua meta de exportações de produtos estratégicos, referente ao exercício económico do ano passado.

O plano inicial de arrecadação de receitas das exportações dos produtos como o chá, camarão, milho, gergelim, minerais e madeira era de 2.387,20 milhões de meticais (o dólar EUA vale mais de 27 meticais), tendo parado nos 2.232,37 milhões.

Entretanto, o governador provincial da Zambézia, Itae Meque, é citado pelo Jornal ‘Noticias’ a explicar que apesar do incumprimento do plano, registou-se um aumento da produção de receitas em relação ao ano de 2010 em que se atingiu uma fasquia de 2.033.03 milhões de meticais.

Devido o não cumprimento do plano, a província não conseguiu colectar a receita de 154,83 milhões de meticais, prevista para despesas públicas como salários, investimento em infra-estruturas e serviços.

Entretanto, Meque reconheceu haver fragilidade na fiscalização das quantidades de mercadorias que saem dos vários circuitos de transacção.

A título de exemplo citou o caso de produtos como castanha, madeira, e minerais que saem do porto de Nacala e fronteira de Melosa, no distrito de Milange que em alguns casos falham o registo.

“Existe um grande diálogo com os vários intervenientes no processo de transacção de mercadoria para que haja registo oficial e esse pode ser um bom termómetro para avaliar o nível do dinheiro e produtos que circulam na província da Zambézia”, afirmou Itai Meque.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!