Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zacarias Ivala confirmado timoneiro da FRELIMO

Zacarias Ivala, doutorado em história na República Federativa do Brasil, foi confirmado na terça-feira para o cargo de Primeiro Secretário do Comité Provincial do Partido Frelimo em Nampula, derrotando no escrutínio de terça-feira o seu oponente Afonso Ussene das Neves, actualmente a exercer as funções de administrador distrital de Murrupula.

Na sessão extraordinária do comité provincial do partido no poder, realizada na terça-feira, votaram 90 membros, 56 dos quais a favor de Zacarias Ivala, natural de Lalaua, distrito do oeste de Nampula. Por seu turno, Afonso das Neves amealhou 33 votos dos militantes do seu partido, insuficientes mesmo contando com um voto nulo, para fazer face ao número de votos arrecadados pelo então director da delegação da Universidade Pedagógica da capital do norte.

Informações colhidas por fontes que estiveram no interior da sala de sessões do partido Frelimo, referem que o processo de votação foi pacífico. Mas, os resultados demonstraram que a tendência da maioria converge no propósito de que a direcção daquela formação politica esteja nas mãos de um académico que tenha a percepção de dos fenómenos políticos com muita firmeza, numa viragem implícita para a época em que Luciano de Castro dirigiu aquela agremiação.

A sessão elegeu outros três membros para dirigir os secretários da Mobilização e Propaganda, Organização e Administração e Finanças, respectivamente Marta Benfica, Patrício Mpangai e Eduardo Mariano Abdula. Estes substituem respectivamente Etelvina Fevereiro, Lourenço Sabonete e Marquita Jaime. O secretariado da verificação vai manter-se sob a direcção de Bernardo Munhaque, pois não há incompatibilidade do exercício de presidente da assembleia provincial com aquele cargo.

De salientar que Zacarias Ivala sucede, nas funções de timoneiro do partido Frelimo em Nampula, ao actual governador de Inhambane, Agostinho Luís Trinta, designado há cerca de um més pelo Presidente da República.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!