O portal Yahoo! está acrescentando funções de rede social em seu correio de mensagens, mas preocupado em evitar problemas com a confidencialidade das trocas de mensagens que arranharam a imagem de seus concorrentes Facebook e Google.
O Yahoo! Updates permitirá que os utilizadores enviem mensagens colectivas, por meio de mensagens de e-mail ou instantâneas. Nas próximas semanas, esse serviço será desenvolvido, anunciaram na terça-feira dois directores, Anne Toth e Cody Simms.
“Em não muito tempo, vamos permitir também que compartilhem suas ‘actualidades’ com seus amigos no Facebook, no Twitter e em outras redes sociais”, anunciaram no blog da empresa. O Yahoo! acompanhou este anúncio de uma advertência, pedindo que os usuários administrem bem seus parâmetros de confidencialidade: “vocês podem facilmente limitar o número de usuários que veem seu fluxo de mensagens”, revelaram Toth e Sims.
“Fizemos com que essa função de controle seja fácil de encontrar, colocando-a no alto da página, com um simples botão on/off, e com controles mais precisos para aqueles que querem parâmetros intermediários”. A Google foi muito criticada no momento do lançamento do “Buzz” em fevereiro, que permitia transformar uma lista de contatos em rede social. A função foi rapidamente reparada para proteger melhor a confidencialidade dos perfis.
A rede social Facebook teve que simplificar na semana passada seus parâmetros de confidencialidade, depois que vários usuários reclamaram. Na noite de segunda para terça-feira, um grupo de internautas que protesta contra a política de confidencialidade do Facebook anunciou que mais de 30.000 pessoas haviam atendido a sua convocação para que se desconectassem do site de socialização que possui mais 400 milhões de membros.