Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Voluntários em intercâmbio cultural internacional

Vinte jovens voluntários do Canadá e de Moçambique vão se encontrar a partir do próximo 1 de Julho, na cidade de Nampula, para um intercâmbio cultural internacional, soube o Wampula fax, de fonte oficial.

Durante três meses, os jovens, distribuídos em grupos de dois elementos, estarão acomodados em famílias a identificar, onde, para além de prestar apoio em actividades domésticas, irão inteirar-se inteirar da realidade sócioeconómica e alguns hábitos e costumes, transmitindo, simultaneamente, a experiência do seu país. Segundo Sérgio Carlos, oficial de Programas na Associação Juvenil para o Desenvolvimento do Voluntariado em Moçambique (AJUDE), depois dos canadianos, seguir-se um grupo composto de vinte jovens moçambicanos e sulafricanos, num intercâmbio a iniciar no próximo mês de Setembro.

Os voluntários terão a oportunidade de viver numa família hospedeira, e envolver-se em diferentes áreas de aprendizagem. Referiu a nossa fonte. De acordo, ainda, com Sérgio Carlos, durante o tempo em que estarão em Nampula os jovens irão, também, trabalhar em algumas instituições públicas e organizações humanitárias. Para o nosso entrevistado, o intercâmbio vai permitir que os jovens canadianos e sul- africanos fiquem com um melhor conhecimento da realidade moçambicana, mercê da sua integração nas comunidades locais.

A fonte revelou que, no ano passado, um grupo de 20 jovens moçambicanos e sul africanos esteve na província de Inhambane, enquanto outros dois grupos estiveram em Nampula, integrando voluntários do Canadá, Moçambique e África do Sul. Os intercâmbios decorreram de Setembro a Novembro, para o primeiro grupo, e de Novembro a Janeiro, para o segundo.

No quadro do mesmo programa, alguns jovens moçambicanos também deslocaram-se no ano passado ao Canadá e à África do Sul, onde colheram valiosas experiências em termos de habilidade de liderança, relações públicas, resolução de conflitos e aprendizagem básica das línguas.

O programa conta com o apoio do Volunter Center, VC, da África dol Sul e da Canadá Word Youth (CWY) e da CWy do Canadá, tendo este último organismo garantido já à AJUDE um financiamento para um periodo de quatro anos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!