Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vitória da Frelimo confirmada pelos resultados preliminares

Os resultados preliminares confirmam a elevada afluência e a vitória da Frelimo em pelo menos 41 das 43 autarquias locais. A Renamo pode manter Nacala, mas na quinta-feira à noite o resultado estava ainda muito próximo para permitir tirar conclusões.

Na Beira, Daviz Simango arrecadou uma vitória esmagadora para ser re-eleito presidente do conselho municipal com quase 60% dos votos. Mas parece que apesar da Frelimo ser o maior partido, não vai ter uma maioria na assembleia. Simango virou-se para um grupo independente, o Grupo para Reflexão e Mudança (GRM), para o nomear para um segundo mandato. Parece que muitos dos seus eleitores, em vez de votarem na Renamo, apoiaram o novo e relativamente desconhecido e independente Grupo para a Democracia na Beira (GDB), que irá agora deter o equilíbrio do poder. No início da noite, com 75% dos votos contados, Simango tinha 54,449, com 36,698 para Lourenço Bulha (Frelimo) e menos de 2000 para Manuel Pereira (Renamo). Com apenas 50% dos votos contados, os resultados para a assembleia foram: Frelimo 29,077, Renamo 24,168, GDB 9,972, PIMO 2,206, e PDD 1,623.

A afluência de relatórios dos resultados até agora variou entre 31% em Monapo a 75% em Mocimboa da Praia – um local que tem registado consistentemente as mais elevadas afluências nas eleições porque os resultados no passado foram próximos. Pela primeira vez a Comissão Nacional de Eleições e o STAE têm estado a emitir resultados parciais e preliminares.

De novo este ano, a Rádio Moçambique tem estado a fazer a sua própria contagem paralela que se tem mostrado bastante precisa. Isto significa que os resultados estão disponíveis muito mais rapidamente do que no passado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!