Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Segunda volta em Nacala?

Os resultados não oficiais sugerem que haverá uma segunda volta de votação para o presidente do conselho municipal de Nacala. O candidato da Frelimo está ligeiramente à frente, mas parece não ter ganho mais de metade dos votos, porque havia dois outros candidatos na corrida. Esta seria a primeira vez em Moçambique que haveria uma segunda volta de votação.

A Renamo aceita que o candidato da Frelimo, Chale Ossufo, tenha tido mais votos, 21,870, mas diz que esses representam apenas 49.5% dos votos válidos totais. A Renamo reivindica 21,357 (48.3%) para o seu candidato Manuel dos Santos, o actual presidente do conselho municipal. O nosso correspondente em Nacala fornece números semelhantes mas ligeiramente diferentes, 21,853 (Frelimo) e 21,523 (Renamo) – diferenças de apenas 350 ou 500 votos.

Os números da Renamo foram fornecidos pela Director Nacional de Organização e Estatísticas da Renamo, Francisco Mainde. Mesmo outros resultados não oficiais colocam a Frelimo mais perto de 50%. A lei eleitoral estabelece que se nenhum candidato receber mais de metade dos votos válidos, então haverá uma segunda eleição entre os dois candidatos com mais votos. Esta deve ser feita dentro do prazo de 30 dias da publicação dos resultados finais, ou seja até finais de Dezembro ou princípios de Janeiro.

Mas o resultado é tão próximo que a decisão sobre uma segunda volta pode depender da requalificação dos nulos pela Comissão Nacional de Eleições.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!