Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Visão Mundial lança projectos sociais para Muecate e Nacarôa

Na província de Nampula, os distritos de Muecate e Nacarôa acolhem, este ano, seis novos projectos virados para a área social, com destaque para alimentação escolar, abastecimento de água potável, saúde materno-infantil, advocacia a favor da pessoa portadora de deficiência, segurança alimentar e educação.

A Visão Mundial, que financia as iniciativas, encontra-se neste momento envolvida no processo de selecção e treinamento do pessoal que estará na fase de implementação que terá a duração de três anos.

De acordo com Jaime Bitone, director da Visão Mundial em Nampula, com o projecto de água, orçado em mais de trinta mil dólares norte-americanos, os distritos de Muecate e Nacarôa vãoi melhorar a oferta do precioso líquido às suas populações.

Bitone acrescentou que a iniciativa preconiza abertura de vinte furos de água, sendo dez no posto administrativo de Imala, sete em Muecate e os restantes três em Saua-saua, distrito de Nacarôa, onde as dificuldades são menos acentuadas.

A abertura de fontes para a disponibilização de mais água às populações daqueles distritos do interior faz parte do esforço das acções planificadas no projecto de patrocínio à criança que a Visão Mundial desenvolve há alguns anos, cujo término está previsto para o ano de 2016, conforme revelou a fonte.

As actividades da saúde têm um cunho de reforço aos programas desenvolvidos pelas autoridades sanitárias no domínio da vacinação, controlo do crescimento e peso da mulher grávida e crianças recém-nascidas.

Para além de contemplarem o planeamento familiar e a promoção de palestras sobre boas práticas alimentares durante e depois do parto.

A fonte disse, ainda, que o projecto de segurança alimentar incide sobre o distrito de Nacarôa para apoiar a promoção de variedades de estacas de mandioca tolerantes à podridão radicular as quais são depois distribuídas aos produtores locais com vista a aumentar a disponibilidade daquele tubérculo para alimentação das populações e reforço da sua renda através da respectiva comercialização.

A Visão Mundial está empenhada, igualmente, na reabilitação de uma escola na zona de Nacare, em Muecate, incluindo a construção de uma outra com três salas de aulas projectada para o posto administrativo de imala, cujas obras estão, ainda, em fase de preparação para o seu aranque.

Aquela organização internacional cristã realiza capacitação de professores afectos às escolas de Muecate na componente pedagógica.

E como forma de promover a educação da rapariga e redução das desistências de uma forma geral nos aludidos distritos, a Visão Mundial encontrou no lanche escolar, que acaba de lançar, uma solução para aqueles problemas que, segundo dados em poder da reportagem do jornal @verdade, são induzidos pelos pais e encarregados de educação, que invocam razões culturais para perpetuar os casamentos prematuros bem como a necessidade de envolver os seus educandos nas práticas agrícolas, sobretudo na fase de colheita dos produtos resultantes da campanha, em detrimento à sua formação académica.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!