Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

10ª classe com pouca afluência aos exames extraordinários na cidade de Nampula

A realização dos exames extraordinários para 10ª e 12ª classes do ensino secundário-geral está prevista para o próximo mês de Julho e, neste momento, ao nível da cidade de Nampula foram já criados três centros onde irão acolher os candidatos de ambas as classes.

Trata-se da Escola Secundária de Nampula, Muatala e 12 de Outubro. Em entrevista com o director dos Serviços de Educação Juventude e Tecnologias da cidade de Nampula, Bruge Rupia, deu a conhecer que para a décima classe foram inscritos apenas 36 alunos para todos os centros.

Bruge Rupia explicou que a fraca afluência dos candidatos na décima classe deve-se ao facto de as pessoas sentirem que os questionários aparecem complicados, diferentemente da 12ª classe cujas perguntas trazem a facilidade de múltipla escolha.

Aquele dirigente referiu que, por isso, alguns estudantes preferem candidatar-se para os exames extraordinários do nível médio, porque encontram, entre várias vantagens, acesso ao ensino superior.

Por outro lado, revelou que para os exames da décima e segunda classe, foram inscritos 658 alunos, cuja distribuição por cada centro irá obedecer o seguinte, 330 na Escola Secundária de Nampula, 125 em Muatala e 205 na Escola Secundária 12 de Outubro, num total de 22 júris.

A fonte disse, ainda, que presentemente, decorrem trabalhos de confirmação dos documentos apresentados no acto da inscrição e se, por ventura, constatar-se alguma irregularidade será solicitada a apresentação do documento em falta no sentido de evitar a exclusão de algum estudante.

De referir que os exames extraordinários terão lugar no período de 9 a 14 de Julho, data que coincide com a realização do VII Festival Nacional de Cultura, evento que, também, decorrerá na cidade de Nampula.

Entretanto, o director dos Serviços de Educação Juventude e Tecnologias da cidade de Nampula descartou a possibilidade de a fase nacional do festival poder por em causa a realização dos exames extraordinários, embora reconheça que existem candidatos que estarão envolvidos directa ou indirectamente no evento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!