Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Munícipes reclamam falta de comunicação de técnicos de urbanização

Os munícipes da cidade de Nampula, representados pelos respectivos secretários dos bairros, líderes comunitários, religiosos e chefes das unidades comunais dos postos administrativos municipais, queixaram-se ao edil Castro Namuaca do défice de comunicação existente entre eles e os técnicos ligados ao sector de urbanização.

Explicaram, a propósito, que, vezes sem conta, os referidos técnicos não têm comparecido aos encontros de audiência com pessoas abrangidas pelo actual projecto de requalificação e expansão da urbe, convocados por eles próprios.

“Esta situação preocupa-nos bastante, senhor presidente, porque acabamos por, injustamente, ser apelidados de mafiosos no seio das nossas comunidades por causa da falta de palavra dos técnicos que trabalham no sector da urbanização. Mandam-nos reunir as populações e depois, sem justificação plausível, não comparecem, como ainda em data recente aconteceu em Naloco, bairro de Muhala” – disse Gabriel Gemo, chefe da unidade comunal.

Por seu turno, Quina Satar Bacar, do bairro de Muahivire, na unidade comunal de Namuatho, disse ao presidente do conselho municipal que os técnicos da urbanização, depois de um ano e meio em que lá foram fazer a demarcação dos talhões, numa mais voltaram, deixando, desta feita, desolados os habitantes daquela zona residencial que, actualmente, vivem num autêntico caos com habitações construídas de forma desordenada, sem ter em conta sequer os aspectos urbanísticos aceitáveis.

Respondendo a estas inquietações, Namuaca esclareceu que como forma alternativa de ultrapassar a denunciada ausência de comunicação aludido entre os técnicos de urbanização e os munícipes que procuram os seus serviços, foi criado um departamento de Relações Públicas, Comunicação e Imagem que tem a responsabilidade de melhorar a interligação entre a estrutura do município e a base.

“No ano passado formamos brigadas técnicas municipais que estão a trabalhar nos postos administrativos e neste ano, 2012, avançamos apenas com a criação de brigadas específicas sobre a urbanização com vista, essencialmente, a melhorar o fluxo de informação entre nós que estamos na sede do município e as comunidades que estão ao nível das famílias” – referiu Namuaca, falando momentos depois de participar no segundo encontro de audiência pública sobre o plano parcial de urbanização dos postos de Muhala e Muatala.

Todavia, o edil de Nampula considera de legítima a inquietação dos munícipes e entende que num processo de municipalização novo como o do nosso país, o aspecto de comunicação tem que ser aprendido, mesmo as próprias comunidades devem preparar-se para fazer fluir a informação tanto quanto for necessário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!