Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vem aí a Semana do Cinema Africano de Maputo

Na noite da próxima quinta-feira, 11 de Abril, no Teatro Avenida, a cidade de Maputo acolhe o início da Primeira Semana de Cinema Africano. “Há mais de 20/25 anos que os moçambicanos não assistem o cinema africano”, comenta o director do festival, João Ribeiro, argumentando que “esta é uma oportunidade única para ‘ver-se’ as histórias africanas”. Em ficção, a nova longa-metragem de Licínio Azevedo, “Virgem Margarida”, é o filme de estreia.

Agindo contra uma estrutura sociopolítica e económica que pouco favorece à realização de eventos de género, no país, uma equipa de actores de actividades culturais (constituída por João Ribeiro,  Üte   Fendler, Diana Manhiça, Magda Buruty, Mickey Fonseca, Miguel Prista, Quito Tembe e Iva Portugal) decidiu realizar entre os dias 11 e 18 de Abril, a Primeira Semana de Cinema Africano Maputo.

A iniciativa que cruza documentários de ficção (em diversos géneros) de realizadores oriundos de países de África – como, por exemplo,  África do Sul, Burkuna Faso, Camarões, Congo, Costa de Marfim, Mali, Mauritânia, Moçambique, Senegal e Zimbabwe – serão distribuídos em algumas salas alternativas para a sua exibição.

Com a excepção da mostra do dia 11, Virgem Margarida – cujo acesso está reservado aos convidados – todos os filmes serão assistidos sem pagamento do ingresso. Ou seja, de graça, em salas como o Teatro Avenida, o Auditório da Televisão Independente de Moçambique (TIM), a sala do Instituto Nacional do Cinema e Audiovisual (INAC), no Auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), incluindo o Auditório da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS/UEM).

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!