Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vaticano chama núncio apostólico na Irlanda devido a escândalo de pedofilia

O Vaticano decidiu convocar o núncio apostólico na Irlanda «para consultas», depois das críticas do primeiro-ministro irlandês contra a Santa Sé num processo de pedofilia. A informação foi avançada pela Rádio Vaticano.

A 20 de Julho, o primeiro-ministro irlandês acusou a igreja Católica e a Santa Sé, em particular, de terem travado as investigações depois da publicação de um relatório sobre actos pedófilos cometidos entre 1996 e 2009 por 19 padres da diocese de Cloyne, no Sul da Irlanda.

Este relatório concluiu que a resposta das autoridades católicas irlandesas neste processo foi «inadequada e inapropriada».

«Pela primeira vez na Irlanda, um relatório sobre os abusos sexuais cometidos a crianças expõe uma tentativa da Santa Sé de travar uma investigação na república soberana e democrática, surgida tão recentemente como há três anos, e não três décadas», comentou o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny.

«A violação e a tortura de crianças foram subestimadas ou ‘geridas’ para manejar a instituição, o seu poder e a sua reputação», disse o primeiro-ministro, considerando que o relatório punha luz sobre «a disfunção, a desconexão (da realidade), o elitismo, o narcisismo que domina a cultura do Vaticano».

Um dia depois destas declarações, o Vaticano tinha assegurado que responderia em «tempo oportuno» ao Governo irlandês, apelando para «a objectividade».

O Vaticano deseja «que o debate em curso sobre assuntos tão dramáticos se desenvolva com a objectividade necessária de forma a contribuir (…) para a salvaguarda das crianças e dos jovens e a renovação de um clima de confiança e de colaboração, na Igreja e na sociedade», declarou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!