Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Variedades de sementes do Brasil testadas em Nampula

Testes de variedades de sementes originárias do Brasil deveram iniciar em 2012, na província nortenha de Nampula, garantiu ao Correio da manhã António Souza e Silva, embaixador daquele país latino-americano no Maputo, salientando que a iniciativa insere-se no âmbito do Pro-Savana, projecto destinado a aumentar os níveis de produção de culturas de rendimento em Moçambique.

De acordo com aquele diplomata, o esforço visa apurar o nível de adaptabilidade de sementes brasileiras ao solo das regiões Norte e Centro de Moçambique e o programa conta com a parceria dos governos do Brasil e Japão.

O arranque dos testes vai contemplar ainda a pesquisa de solos com potencialidades para desenvolver sementes de milho, arroz, fruta, soja, algodão, castanha de caju, amendoim, gergelim, cana-de-açúcar e tabaco, produtos pecuários, gado bovino e aquacultura, de acordo ainda com aquele embaixador, acrescentando que, no global, a iniciativa deverá ser aplicada em 12 distritos das províncias de Nampula, Zambézia e Niassa.

O Pro-Savana foi oficialmente lançado em 2010 e destina-se ao desenvolvimento da agricultura competitiva e sustentável na região das savanas tropicais de Moçambique, tomando em consideração a conservação ambiental, desenvolvimento rural e aumento da competitividade do sector agrícola do país. Desde o início de 2011, uma equipa técnica do Japão e do Brasil está a trabalhar em Nampula, onde está instalado o Centro Zonal Norte de Investigação Agrária.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!