Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vale vai investir mais de um bilião de USD

A Vale vai investir, nos próximos quatro anos, em Moçambique, mais de um bilião de dólares norte-americanos (USD).

Estes investimentos são parte de um montante de cerca de 35 biliões de USD que deverão ser aplicados pela companhia brasileira nos seus principais projectos.

A extracção de carvão em Tete coloca Moçambique entre os principais destinos dos investimentos da empresa.

Segundo informações veiculadas pela Televisão de Moçambique (TVM), estação pública, a companhia investirá quase 500 milhões de dólares na expansão da mina de Moatize e perto de 700 milhões de dólares no projecto ferro-portuário do Corredor de Nacala.

A Vale está a implementar o projecto de exploração de fosfato de Evate, no distrito de Monapo, província nortenha de Nampula. O projecto está avaliado em cerca de dois biliões de dólares, dos quais já foram investidos pouco mais de 200 milhões.

As reservas de fosfato de Evate são consideradas maiores do mundo, podendo ocupar a terceira posição, o que significa que Nampula deverá entrar na “liga” dos maiores produtores deste recurso no planeta.

Nos últimos dois anos, a Vale realizou trabalhos de prospecção e pesquisa de fosfatos, tendo concluído os respectivos estudos geológicos. A implantação da mina poderá acontecer ainda este ano.

Paralelamente à exploração da mina de fosfato, a Vale vai construir uma fábrica em Nacala-a-Velha para a produção de fertilizantes, cujo início está previsto para 2014/2015.

Os fertilizantes produzidos serão exportados para a China (principal mercado), Brasil, entre outros países, e uma parte será para o consumo interno.

A Vale é a segunda maior empresa de mineração de metais no mundo em termos de valor de mercado, ultrapassando a fasquia dos 100 biliões de USD.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!