Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vale do Zambeze gasta USD 200 milhões em infra-estruturas agrícolas

Cerca de USD 200 milhões deverão ser aplicados até finais deste ano, 2014, na construção e melhoramento de infra-estruturas diversas para acomodar vários projectos de investimento nacional e estrangeiro do ramo agrícola no estratégico Vale do Zambeze, Centro de Moçambique.

O investimento está a ser feito desde 2012 e abarca as áreas de agricultura, pescas, mecanização agrícola, agro-processamento, agro-indústrias e planeamento territorial em Tete, Manica, Sofala e Zambézia, atravessadas pelo Vale do Zambeze.

A iniciativa está a ser financiada pelo Governo moçambicano, num esforço combinado com parceiros externos de coperação com Moçambique, segundo fonte documental da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze.

O programa inclui o estabelecimento de uma unidade de montagem de tractores na província central moçambicana de Sofala, de acordo ainda com aquela agência criada em 2011 para revitalizar aquela região altamente produtiva.

A criação de linhas de crédito especiais e facilitar ligações empresariais entre operadores nacionais e internacionais interessados em operar naquela zona são algumas das actividades desenvolvidas nos últimos anos para a promoção das potencialidades do Vale do Zambeze, salienta a instituição, apontando as culturas de trigo, hortícolas, gado bovino e caprino, piscultura, banana e arroz como as mais promissoras na região.

A assistência aos governos e comunidades locais em matéria de planeamento, ordenamento territorial e desenvolvimento empresarial são outras acções já iniciadas e que vão continuar a ser feitas até final de 2014, acrescenta a Agência do Zambeze.

O Vale do Zambeze localiza-se numa região com alto potencial agro-pecuário e cobre uma área de perto de 225 mil quilómetros. A zona é tida como tendo a maior reserva de água do país e o seu potencial para a produção de arroz, por exemplo, é estimado em cerca de 600 mil hectares.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!