Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vale começa produção efectiva de carvão na próxima semana

A companhia mineira brasileira Vale inicia, domingo, a produção de carvão em Tete, Centro de Moçambique, província que passará a sua produção de 30 mil toneladas para um milhão de toneladas por ano, anunciou a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.

“Até agora falávamos do projecto de carvão de Moatize, mas queremos passar a dizer que Moçambique vai passar à produção em grande escala”, disse Bias, falando na Cidade do Cabo, África do Sul, onde participa no Fórum Económico para África.

“Essa produção vai dar um contributo importante não só pelos impostos que a empresa vai pagar, mas também pela geração de emprego. Queremos também que este empreendimento traga outras indústrias não só baseadas no carvão, mas que possam também prestar serviços”, disse.

Esperança Bias disse ainda que o Governo de Maputo pretende um investimento de empresas que acrescentem valor aos minerais moçambicanos e que Moçambique não pode ficar “eternamente” um exportador de minerais não processados.

O início das operações da Vale em Moatize fará com que a região aumente das 30 mil toneladas de carvão por ano, actualmente produzidas pela pequena empresa britânica Beacon Hill, para um milhão de toneladas anuais.

Nos próximos 10 anos espera-se que Tete produza pelo menos 10 milhões de toneladas por ano, com a entrada em actividade de outras mineiras, como a australiana Riversdale e a indiana CIL.

O início de operações da mineira brasileira será assinalado com uma cerimónia em Moatize, na qual participarão o Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, e o presidente mundial da Vale, Roger Agnelli.

A Vale foi considerada pela revista Forbes como a maior mineira do mundo e em Abril de 2011 acordou com o Governo do Malaui a construção de uma via férrea pelo Sul deste país, de ligação da mina em Moatize ao porto de Nacala, no Norte de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!