Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vala comum com mais de 100 vítimas de Srebrenica é exumada na Bósnia

Os restos mortais de mais de 100 vítimas do massacre de Srebrenica, em 1995, foram exumados de uma vala comum descoberta na região desta cidade da Bósnia oriental, informaram na quarta-feira fontes oficiais. Durante três semanas de trabalho, 12 esqueletos completos e ossos pertencentes a outras 106 vítimas foram exumados, explicou à AFP Sadik Selimovic, membro da equipe de legistas.

Os trabalhos na vala comum, de 23 metros de comprimento por três de largura e 1,5 metro de profundidade, terminaram na quarta-feira, segundo a mesma fonte. A vala, situada perto da aldeia de Vidikovac, nas cercanias de Srebrenica, é a 80ª descoberta até hoje com vítimas da massacre de Srebrenica. Segundo as autoridades judiciais, os esqueletos e ossos exumados pertencem a vítimas inicialmente enterradas numa vala em Glogova (outro povoado da região), antes de serem exumadas e transferidos para esta fossa comum, considerada “secundária”.

Nas semanas que se seguiram ao massacre de Srebrenica, cometido em Julho de 1995, alguns cadáveres foram exumados e enterrados novamente em outro lugar, com o objetivo de disfarçar a gravidade dos crimes. Cerca de 8.000 homens e adolescentes muçulmanos foram assassinados pelas forças servobósnias durante os cinco dias que durou o massacre de Srebrenica, cinco meses antes do fim da guerra da Bósnia (1992-1995). Mais de 5.000 pessoas mortas durante o massacre, classificado como genocídio pelas instâncias judiciais internacionais, já foram identificadas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!