Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Uso de energias renováveis aumenta 4% em 2012

O uso de energias renováveis aumentou em cerca de 4% em 2012, atingindo uma taxa de cobertura de 13% da população moçambicana, segundo fonte documental do Fundo Nacional de Energia (FUNAE).

O crescimento registado foi impulsionado pela montagem de sistemas de energia solar fotovoltáicos nas zonas rurais do país, de acordo com o FUNAE, salientando que 3,3 milhões de moçambicanos usam fontes diversas de energia renovável como alternativa à fraca cobertura da energia eléctrica pela empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) que apenas cobre 37% dos cerca de 23 milhões da população.

Em 2011, a taxa de cobertura de energias renováveis era de 9%, de acordo ainda com dados do FUNAE, contidos no seu relatório de actividades de 2012.

Para o presente ano de 2013, aquela instituição deverá continuar a concentrar-se no incremento da cobertura de energias “limpas” e construção de mais postos de abastecimento de combustíveis nas zonas rurais, acrescenta o documento.

Refira-se que o FUNAE foi criado há 15 anos, tendo já implementado cerca de 706 projectos destinados a usar painéis solares, geradores, postos de abastecimento de combustíveis, fornos, fogões melhorados, aerobombas, sistemas de bombeamento de água e iluminação pública.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!