Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD63,9 milhões resultam em cerca de três mil novos postos laborais na Zambézia

Aproximadamente três mil novos postos de trabalho deverão ser gerados na província da Zambézia ao longo dos próximos anos fruto da aprovação pelo governo local de seis novos projectos de investimento em 2010 avaliados em cerca de 63,9 milhões de dólares.

Eles são basicamente das áreas agro-industrial e madeireira, devendo ser desenvolvidos nos distritos de Nicoadala, Mopeia, Guruè e Gilé, segundo o governador Itai Meque, ao apresentar o documento referente ao desempenho do Executivo da Zambézia, em 2010, ao PR, Armando Guebuza, em visita de trabalho àquela região.

Meque indicou que do total do investimento já foram realizados cerca de dois milhões de dólares, o equivalente a cerca de 64 milhões de meticais, tendo gerado 149 empregos nacionais.

Banca

BCI, Millennium Bim e Banco Oportunidade de Moçambique são instituições bancárias activas na Zambézia, cujas agências foram abertas em 2010 nos distritos de Alto Molócuè, Mocuba e Guruè que se vêm juntar às 20 já existentes em Quelimane, Mocuba, Morrumbala, Nicoadala, Alto Molócuè, Guruè e de Milange.

Relativamente à agricultura, Guebuza ficou a saber que dos cerca de oito milhões de terras aráveis, apenas usamse 16,4% e que no período em análise houve crescimento da produção agrícola e pecuária de 7,3%, face a 2009, havendo, entretanto, informações indicando que o sector de algodão tem vindo a registar decréscimos nos últimos anos devido à desistência de alguns camponeses que optam pelas culturas de gergelim e feijão bóer, dado o preço aliciante praticado no mercado que supera o do algodão.

Outra queda, mas apenas em 2010, foi registada nos cereais, na ordem de 21,4%, devido à fraca precipitação pluviométrica que resultou na perda de 119,2 hectares, situação agravada pela seca, que flagelou largamente Mopeia, Morrumbala, Chinde e Maganja da Costa.

Entretanto, esta segundafeira, Guebuza escala o distrito de Gile depois de ontem, domingo, ter trabalhado no Ile, terminando a sua Presidência Aberta e inclusiva, esta terça-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!