Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique perspectiva crescimento de 7,7% entre 2011 e 2014

Resultante da tendência de recuperação da economia mundial face à crise financeira internacional, a economia moçambicana poderá registar um crescimento médio anual de 7,7% entre o período 2011/2014, segundo projecções avançadas pelo Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD).

Em 2010, a economia moçambicana registou um crescimento de 6,5%, mas devido à recuperação da maioria das economias mundiais, “em Moçambique espera-se um crescimento acima do registado no ano passado”, salienta aquela instituição governamental, apontando o sector da construção como o que poderá desenvolver mais até 2014.

A Agricultura, Indústria Extractiva, Electricidade e Água e Transportes e Comunicações são outras áreas que deverão contribuir para o fortalecimento económico do país no período em referência.

De acordo ainda com o MPD, o crescimento do sector Agrícola deverá ser determinado pela expansão de serviços de assistência técnica e maior disponibilização de insumos visando melhorar a produção de alimentos pelo sector familiar.

Por outro lado, o recente início da produção de carvão mineral de Moatize, na província de Tete, e o reforço do projecto de electrificação da rede rural são factores, igualmente, considerados como devendo contribuir para o crescimento da economia moçambicana.

Entretanto, o MPD indica que a “estabilidade de preços no mercado externo vai ser fundamental para populações cuja estrutura de despesas é maioritariamente composta por alimentos”, sublinhando que o Executivo tem procurado articular as políticas fiscal, monetária e cambial, em simultâneo com a implementação de estratégias “visando minorar os efeitos da subida acentuada da inflação”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!