Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 40 milhões para electrificação das zonas rurais até 2015

O Banco Mundial (BIRD) e o reino da Bélgica acabam de desembolsar cerca de 40 milhões de dólares norteamericanos destinados à viabilização de projectos de expansão de energia eléctrica nas zonas rurais moçambicanas, segundo o Fundo de Energia (FUNAE), instituição adstrita ao Ministério da Energia.

De acordo com Mequelina Menezes, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FUNAE, aquele financiamento vai permitir que cerca de dois milhões de moçambicanos beneficiem, anualmente, do projecto de expansão de corrente eléctrica nas zonas rurais até 2015.

Actualmente, os apoios governamentais e de parceiros internacionais de cooperação com Moçambique permitem que somente cerca de um milhão de pessoas tenha, anualmente, acesso à energia eléctrica no espaço rural.

Aquele programa do FUNAE contempla ainda a promoção do uso de painéis solares e construção de postos de abastecimento de combustível destinado a alimentar unidades económicas baseadas no campo, de acordo ainda com Menezes, salientando que o esforço visa atrair e viabilizar mais projectos de desenvolvimento socioeconómico naquelas regiões moçambicanas.

No global, serão construídos cerca de 52 novos postos de abastecimento de combustível até finais de 2011, esforço que deverá consumir pouco mais de 50 milhões de meticais, de acordo igualmente com aquela fonte, falando, esta sexta-feira, ao Correio da manhã, à margem de uma reunião de apresentação das actividades do FUNAE programadas para este ano.

O referido encontro contou com a presença de cerca de 80 empresas nacionais e estrangeiras especializadas em matérias de energias e combustíveis.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!