Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Diarreia mata sete refugiados em 24 horas

Cinco etíopes e dois somalianos perderam a vida, entre quinta e sexta-fera, vítimas de diarreias agudas, acompanhadas de vómitos, no Centro de Refugiados de Marratane, em Nampula, informou ao Wamphula fax fonte governamental.

O surto de diarreias agudas agravou-se há mais de duas semanas naquele centro, constituindo uma das principais causas de internamento na única unidade sanitária existente no local.

As autoridades sanitárias relacionam o facto com as deploráveis condições de saneamento do meio. E a comunidade etíope é considerada a mais vulnerável à doença devido a sua alegada inobservância às mais elementares regras de higiene individual e colectiva.

Em face da gravidade da situação, o governo do distrito de Nampula-Rapale reuniu-se na manhâ de última sexta-feira com os representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Instituto Nacional para o Apoio aos Refugiados (INAR ) para delinear acções tendentes a travar a propagação da doença.

O encontro da sexta-fera, que decorreu nas instalações do centro de saúde local, tinha em vista a criação de condições para o acolhimento de mais de dois mil etíopes que, conforme fontes do INAR, se encontravam acomodados no distrito de Palma, província vizinha de Cabo-Delgado.

Em contacto com a nossa reportagem a partir de Marratane, João Baptista Quembo, delegado provincial do INAR, escusou-se a fazer qualquer pronunciamento, alegadamente por não estar autorizado a falar à imprensa.

Actualmente com mais de seis mil refugiados, maioritariamente provenientes dos Grandes Lagos, o Centro de Refugiados de Marratante dista cerca de 25 quilómetros da capital provincial de Nampula.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!