Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 250 milhões para melhorar fornecimento da energia a Maputo

O Governo moçambicano acaba de contrair um financiamento estimado em cerca de USD250 milhões para patrocinar o projecto de melhoramento do fornecimento da energia eléctrica à cidade de Maputo, num esforço que tem em vista minimizar os cortes frequentes que se registam diariamente.

Maputo faz parte integrante da zona Sul do país que necessita, em média diária, de 230 megawatts de energia para viabilização de vários empreendimentos seus activos e abastecer os habitantes da região com acesso à energia eléctrica.

Este valor do financiamento externo é parte integrante dos cerca de USD1.6 bilião estabelecidos entre o Governo e doadores como montante limite dos empréstimos não concessionais destinados ao chamado Financiamento de Projectos Altamente Prioritários.

Moçambique começou a ter acesso a este tipo de financiamento em 2011, num valor limite de 100 milhões de dólares, tendo sido aumenta- do para o actual tecto de USD 1.6 bilião em 2012.

As negociações de muitos projectos com financiamento não concessional já foram concluídas ou estão em estágio avançado, segundo o Ministério das Finanças, realçando que se espera que este limite máximo de USD 1.6 biliões seja totalmente utilizado até meados de 2013.

A partir daí, o ritmo de contratação de novos empréstimos diminuirá para valores menores, segundo ainda o Ministério das Finanças, esclarecendo que vários projectos dos sectores prioritários para o desenvolvimento sócio/económico de Moçambique como são os casos dos da produção e transmissão da energia eléctrica estão nas etapas iniciais de planificação e que o governo pretende recorrer a parceiros privados para os financiar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!