Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Uruguai x Gana, históricos sul americanos contra jovens promessas africanas

Uruguai x Gana

A seleção do Gana vai entrar esta sexta-feira no Soccer City para fazer história, se vencer o jogo e torna-se na primeira seleção africana a chegar às meias finais de um Campeonato do Mundo de futebol da FIFA e, com uma motivação adicional é o mundial que o continente africano organiza. “É muito estimulante, sabemos lidar com a pressão e acredito nos meus colegas e o que juntos podemos fazer juntos. Estamos prontos para jogar contra qualquer equipa.” falou confiante ontem o avançado Asamoah Gyan, que já marcou três golos no Mundial da Àfrica do Sul.

Do outro lado estará um Uruguai campeão do Mundo 1930 e 1950, que há quatro décadas não chega a uma semi-final, mas que está a fazer uma boa campanha. O selecionador Óscar Tabarez afasta a pressão histórica “Não me quero meter nas comparações histórica, ainda. Depois de tudo terminar (e espero que não termine amanhã, sexta-feira) faremos o balanço de tudo.”

Como é que o Gana chegou aqui, com um sério trabalho nas camadas mais jovens do seu futebol, é campeão mundial de sub 20 depois de vencer o Brasil na final, com muita técnica e força física mas também um grande trabalho mental do técnico Milovan Rajevac. Antes do Mundial de 2010 começar o Gana era apontado como uma das seleções africanas que poderia fazer um bom torneio, mesmo sem a sua anterior maior estrela Michael Essien lesionado.

Hoje, Gyan é quem brilha ao lado de outras 22 estrelas negras e querem mostrar ao mundo que são capazes de ganhar muito mais do que conseguiram e, principalmente têm o respeito do Mundo. Aos 24 anos o avançado ganense, está a um golo de igualar uma marca que Roger Milla alcançou aos 42 anos: tornar-se o maior artilheiro africano em Copas do Mundo. Vaidoso, o ainda jogador no Rennes da França, irradia confiança “Eu tenho muita confiança em mim mesmo e acredito que vou chegar lá. Ainda sou jovem, tenho apenas 24 anos, e muita coisa ainda pela frente. Há dois anos, ninguém poderia imaginar que eu estaria aqui, jogando a este nível. Mas eu não estou surpreso, sei do meu potencial.”

Sem o avançado Ayew, impedido por acumulação de cartões amarelos, e com outros três jogadores lesionados Rajevac esconde o seu jogo até às 20h30 e afirma que todos jogadores do Gana são bons e que qualquer um estará pronto para defender a honra do país e do continente.

Impressionado com o estádio Soccer City e com todos os jogadores disponíveis, Oscar Tabárez não esconde a equipa que vai pôr no relvado: Muslera, Maximiliano Pereira, Lugano, Victorino e Fucile; Arévalo Rios, Pérez, Álvaro Fernández; Cavani, Suárez e Forlán. Afirmando não temer as milhares de vuvuzelas africanas que estarão no estádio “El maetro” diz que ficou emocionado ao entrar para o treino desta quinta-feira, olhar para cima e ver a bandeira do Uruguai, e a do Gana também, já penduradas para o jogo. E acrescenta “queremos voltar para aqui depois deste jogo para a final!”

Na conferência de imprensa antes do jogo o treinador uruguai foi desafiado a falar sobre a identidade futebolística num país pequeno, orgulhoso o Tabárez lembrou aspectos da cultura do seu país “O nosso país não chegou às últimas etapas nos últimos Mundiais, mas é um país de grande cultura futebolística. Posso contar nos dedos de uma mão os países com uma cultura assim. São os países em que o futebol é realmente um assunto importante. O brinquedo que mais diverte as crianças uruguaias é uma bola de futebol, seja lá do que ela seja feita, pode ser até de papel.”

Duas seleções, cada uma a viver o seu conto de fadas, entram em campo no Soccer City apartir das 20h30, só uma delas fará história nas meias finais do Mundial da Àfrica do Sul.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!