Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Uruguai, França, Portugal, Grécia, Eslovênia e Argélia vão ao Mundial 2010

Uruguai, França, Portugal, Eslovênia, Grécia e Argélia classificaram-se para o Mundial da África do Sul, em partidas dramáticas disputadas nea quarta-feira, definindo as 32 equipes que jogarão no Mundial 2010.

O Uruguai chegou ao Mundial ao empatar por 1 a 1 com a Costa Rica, em um jogo de volta eletrizante disputado em Montevidéu, após vencer a partida de ida da repescagem por 1 a 0, em San José. No jogo de quarta-feira, realizado no estádio Centenário, o Uruguai abriu o placar com Sebastián Abreu, aos 70 minutos, e a Costa Rica empatou aos 74, com Walter Centeno. Bicampeão do Mundo (1930-1950), o Uruguai disputará na África do Sul seu 11º Mundial, voltando ao Mundial após a ausência na Alemanha-2006.

Na Coreia/Japão-2002, os uruguaios caíram na primeira fase. No estádio Saint-Denis, na região de Paris, a França se classificou ao eliminar a Irlanda com um empate por 1 a 1, na prorrogação do jogo de volta da repescagem, que terminou com a vitória irlandesa por 1 a 0 no tempo regulamentar. Os franceses haviam vencido a partida de ida, em Dublin, por 1 a 0, o que levou à prorrogação. A Irlanda abriu o placar com Robbie Keane, aos 33 minutos, mas William Gallas salvou a pátria francesa, aos 103.

O golo francês  saiu de um passe de Thierry Henry, que conduziu a bola com a mão, mas o árbitro sueco Martin Hansson ignorou a falta, para desespero dos irlandeses. A França sofreu pressão desde o início e a Irlanda só não matou o jogo nos 90 minutos graças ao quarda-redes Hugo Lloris, um dos heróis da classificação. Com o resultado, a França se classificou para seu quarto Mundial consecutivo, algo inédito na história do futebol francês.

Portugal obteve a classificação ao bater a Bósnia por 1 a 0, em Zenica, também na volta da repescagem, após vencer o jogo de ida, em Lisboa, pelo mesmo placar. Privado de sua grande estrela, Cristiano Ronaldo, que se recupera de um problema no tornozelo, Portugal marcou na quarta-feira com Raúl Meireles, aos 55 minutos. A Bósnia abusou do jogo violento e terminou a partida com dez homens, após a expulsão de Salihovic, aos 77 minutos.

A Grécia carimbou o passaporte para o Mundial ao superar a Ucrânia por 1 a 0, em Donetsk, depois de empatar o jogo de ida, disputado em Atenas, por 0 a 0. O único golo da partida foi marcado pelo avançadoDimitrios Salpingidis, aos 31 minutos, completando um passe de Giorgos Samaras Os gregos, campeões da Europa em 2004, disputarão na África do Sul seu segundo Mundial, após a participação no Mundial dos Estados Unidos-1994, quando foram eliminados na primeira fase.

A Eslovênia se classificou para o Mundial ao bater a Rússia por 1 a 0, na cidade de Maribor, revertendo a vitória dos russos na partida de ida, por 2 a 1, e avançando pelo critério de golo no campo adversário. O golo salvador da Eslovênia foi marcado na quarta-feira por Zlatko Dedic, aos 44 minutos. A Rússia terminou o jogo com 9 homens, depois das expulsões do acançado Alexander Kerzhakov, por falta no quarda-redes Samir Handanovic, aos 66 minutos, e do meia Yuri Zhirkov, aos 90+2. E

slovênia, independente desde 1991, chega assim ao seu segundo Mundial, após o Mundial da Coreia/Japão 2002. Já a Rússia amarga sua segunda ausência consecutiva no Mundial. A Argélia derrotou o Egito por 1 a 0, no jogo de desempate disputado em campo neutro, em Cartum (Sudão), com golo marcado pelo defesa Antar Yahia, aos 40 minutos. A Argélia não chegava a um Mundial desde 1986.

Relação das 32 equipes classificadas para o Mundial:

ZONA AFRICANA África do Sul (organizador), Gana, Costa do Marfim, Camarões, Nigéria e Argélia.

ZONA EUROPEIA Holanda, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, Sérvia, Dinamarca, Suíça, Eslováquia, Eslovênia, Grécia, Portugal e França.

ZONA SUL-AMERICANA Brasil, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai

ZONA CONCACAF Estados Unidos, México e Honduras

ZONA ASIÁTICA Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália e Japão

ZONA OCEANIA Nova Zelândia

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!