Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

SNJ congratula-se pelo trabalho dos jornalistas

O Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas reunido em sessão ordinária, no dia 17 de Novembro corrente, analisou a participação jornalística na cobertura do processo eleitoral ora em curso no país e saúda a todos os profissionais da comunicação social, do Rovuma ao Maputo, pela sua entrega, determinação, zelo e sentido ético e dever demonstrados durante a campanha, votação e divulgação dos resultados eleitorais.

A atitude exemplar demonstrada pelos jornalistas durante este processo, dignifica a classe e constitui motivo de orgulho para o SNJ que tem se empenhado pelo respeito da ética e deontologia profissionais. O papel desempenhado pelos jornalistas constituiu não só um valioso contributo para o aprofundamento e consolidação da democracia no nosso país, como também concorre, em particular, para o reforço da cidadania. Na verdade, a postura dos jornalistas contribuiu, em grande medida, para que a campanha eleitoral, assim como o processo de votação decorressem de forma pacífica e ordeira.

Os jornalistas contribuíram, grosso modo, para que houvesse uma afluência massiva às mesas de voto ao reportarem, desde as primeiras horas do dia, a avalancha de pessoas ansiosas por cumprirem o seu dever cívico e pelos multiplicados apelos para que os indecisos também fossem às urnas. Na fase de divulgação dos resultados parciais e muitas vezes debaixo de condições adversas, os jornalistas souberam, de forma incansável, dignificar a profissão trazendo a informação ao público.

Regozija-se pelos progressos alcançados pela classe jornalística na abordagem que faz sobre a nossa jovem democracia e pela maturidade demonstrada nos momentos cruciais do processo. Está ciente que novos desafios se colocam à classe jornalística e se espera que sejam encarados com o mesmo profissionalismo e sentido de dever. O Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas quer, pois, felicitar a todos os profissionais de Comunicação Social por mais esta batalha vencida.

Uma palavra de apreço é dirigida a todos que, directa ou indirectamente, contribuíram para que este sucesso fosse possível em particular, a UNESCO, que financiou o projecto do SNJ de capacitação e deslocação de alguns profissionais para a cobertura do pleito de 28 de outubro último.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!