Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UP-Nampula torna-se autónoma

A Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula acabou com a sua dependência em relação a outras instituições, como a Academia Militar, em termos de disponibilidade de salas para albergar os inúmeros estudantes que ali frequentam diferentes cursos.

Essa autonomia resultará da entrada em funcionamento pleno das salas de aulas e outros compartimentos em construção no campus universitário de Napipine, cujas obras estão em avançado estado de execução.

Aliás, e segundo o director da UPDelegação de Nampula, Mário Jorge Brito dos Santos, onze salas já estão a albergar estudantes, mesmo que não estejam ainda em efectiva conclusão, faltando pequenos pormenores, que se espera corrigir dentro dos próximos dias e antes da sua entrega oficial pela CONDOR, empresa encarregue das obras.

As salas, igualmente apetrechadas com material essencial para o curso normal do processo de aprendizagem, estão a acolher os estudantes que antes utilizavam as instalações da Academia Militar.

Brito dos Santos disse que a sua delegação fez um esforço considerável para ter as novas salas do campus disponíveis aos estudantes, dado que a instituição não tem fundos para alugar as instalações militares, facto agravado pelos recentes cortes no orçamento desta universidade pública.

Ele recordou, ainda, outros factores que concorreram para a tomada dessa decisão, nomeadamente os assaltos de que eram vítimas os estudantes do curso pós-laboral, a inexistência, na academia, de serviços de apoio, como biblioteca, secretaria, acesso à Internet, entre outros.

Os estudantes queixavam-se, constantemente, de assaltos e falta desses serviços, o que nos levou a acelerarmos as obras, pelo menos as salas de aulas, para resolvermos esse problema, disse Brito dos Santos.

Foi pela necessidade de se livrar dessa negativa situação que as aulas do primeiro ano de todos os cursos iniciaram tardiamente, concretamente na primeira semana do mês em curso.

Por essa razão e na tentativa de se recuperar o tempo perdido, no presente semestre as aulas serão de variante modular e ocupar-se-ão alguns dias reservados as férias.

A Universidade Pedagogia-Delegação de Nampula tinha 24 turmas de diferentes cursos a ocuparem as instalações da Academia Militar Samora Moisés Machel.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!