Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UNESCO lança programas de saúde sexual e reprodutiva

A cidade da Ilha de Moçambique acolhe o lançamento de nova abordagem sóciocultural para os Programas de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR), com principal objectivo melhorar as estratégias de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e planeamento familiar.

O progarama que junta alguns representantes dos governos distritais, associações juvenis, líderes comunitários e tradicionais, tem em vista garantir que os planos e mensagens a serem disseminadas sobre o HIV tenham consistência e encontrem soluções sustentáveis para as comunidades locais.

Segundo Moira Welch, do departamento de Advocacia e Comunicação do Fundo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (FODM) na UNESCO, trata-se de uma iniciativa que se enquadra no âmbito do Programa para o Fortalecimento das Indútrias Culturais e Políticas Inclusivas em Moçambique, na área de saúde da comunidade.

A fonte explicou que a UNESCO e o FNUAP estão a trabalhar em coordenação com outros parceiros por forma a impulsionar a integração da cultura nos planos distritais de desenvolvimento e de programas de saúde sexual e reprodutiva.

Welch refere que há toda necessidade do envolvimento efectivo dos membros das comunidades locais, considerados principais actores de sensibilização da sociedade civil sobre a mudança dos comportamentos sócioculturais e prevenção, mitigação do HIV/ SIDA em Moçambique.

O encontro de Ilha de Moçambque é o terceiro e último exercício-piloto em implementação na sequência de um trabalho realizado pela UNESCO sobre as práticas culturais e comunitárias na promoção da saúde sexual e repodutiva nos distritos de Ribáuè, Mossuril, Nhamatanda e Zavala, nas regiões norte, centro e sul do país.

O Programa Conjunto, uma colaboração entre as Nações Unidas e o governo de Moçambique, é apoiado pelo Fundo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (FODM), financiado pelo Governo Espanhol.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!