Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Última oportunidade de combater a fome no sub-Sahara, alerta a UE

Cerca de 18 milhões de pessoas estão a ser atingidas pela crescente escassez de alimentos na região do Sahel da África, disseram os doadores internacionais e activistas, esta Segunda-feira, pedindo medidas urgentes para evitar a fome em massa na vasta região ao sul do deserto do Sahara.

O apoio imediato poderia ajudar as pessoas a evitar terem que comer as suas reservas de sementes ou venderem ferramentas agrícolas para comprar comida, afirmou a Comissão Europeia numa reunião de agências de ajuda humanitária e doadores.

“É nossa última oportunidade de chegar às pessoas quando a crise atingir o pico. Neste momento, as pessoas em Sahel estão a começar a raspar o fundo dos seus depósitos de cereais vazios”, disse a comissária europeia de ajuda humanitária, Kristalina Georgieva, num comunicado.

Os líderes de países do Sahel e doadores como a União Europeia e a USAID reuniram-se em antecipação ao pico da “temporada da fome” regional, agravada, este ano, pela falta de chuvas do ano passado em todo o cinturão do Sahel.

Além da escassez de alimentos, o Sahel enfrenta riscos de segurança crescentes depois de uma tomada rebelde no norte do Mali ter encorajado militantes regionais.

A Comissão Europeia prometeu 40 milhões de euros (50,5 milhões dólares) de ajuda humanitária adicional para a região, elevando o total do bloco de 27 membros para 337 milhões de euros, sendo que uma parte é destinada a fornecer alimento e abrigo para 400.000 pessoas deslocadas pelo conflito no Mali.

A agência de ajuda Oxfam insistiu que os doadores na reunião preencham um “enorme déficit de financiamento” para combater a fome no Sahel.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!