A Importância dos dados demográficos para a planificação e desenvolvimento foi tema de destaque nas cerimonial centrais que marcaram a passagem do Dia Mundial da População que teve lugar na segunda-feira, no distrito de Massinga, província de Inhambane, no sul de Moçambique. As celebrações, cujas cerimónias centras foram organizadas pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), decorreram sob o lema “Todos Contam”
O Momento serviu para esta organização das Nações Unidas apelar a consideração das diferentes necessidades dos indivíduos face aos desafios do desenvolvimento. Sobre o lema, Patrícia Guzman, Representante do UNFPA em Moçambique, sublinhou que “só com intervenções baseadas em informação podemos abordar o acesso universal à educação; à saúde reprodutiva; à prevenção, tratamento, cuidados e apoio aos que vivem com HIV; à igualdade de direitos e oportunidades entre os homens e as mulheres; e atingir as metas do desenvolvimento do milénio”.
Segundo Guzman, “O UNFPA defende categoricamente o direito de cada um ver as suas necessidades tomadas em conta na planificação para o desenvolvimento do país, porque todos somos importantes”. Em Moçambique, o UNFPA apoia o Governo na realização de censos e estudos que ajudam a conhecer as características da população. Outros programas incluem saúde reprodutiva, prevenção de HIV e SIDA e empoderamento da mulher.