Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UEM lança comemorações de 50 anos do ensino superior

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) lançou, Quarta-feira(20), em Maputo, as comemorações dos 50 anos do ensino Superior em Moçambique, numa altura em que além de formar profissionais, também tem como enfoque a qualidade.

A UEM é a mais antiga instituição de ensino Superior em Moçambique. O actual estágio de desenvolvimento de Moçambique exige que o ensino superior forme quadros qualificados, incluindo um maior acesso às universidades, particularmente nas regiões rurais.

Falando durante a abertura oficial das comemorações, o Ministro da Educação, Zeferino de Martins, disse que o evento constitui um momento importante para uma reflexão conjunta sobre as oportunidades e desafios do ensino superior no contexto do desenvolvimento do país.

“É importante que se incorporem acções na nossa realidade em busca de repostas concretas aos desafios impostos pelo desenvolvimento”, disse Martins.

Durante as celebrações, as instituições de ensino superior serão realizados eventos científicos, culturais e desportivos.

Tomada palavra, o reitor da UEM, Orlando Quilambo, disse que o lançamento das comemorações do ensino superior é um momento para prestar homenagem a todos que durante os 50 anos possibilitaram a expansão, massificação, mobilidade, pós-graduação, internacionalização, financiamento e outros assuntos que fazem parte da agenda de desenvolvimento de Moçambique.

“A nossa responsabilidade é aumentar o acesso ao ensino superior garantindo qualidade, promover os níveis de pós-graduação e doutoramento e estar atento as necessidades do mercado oferecendo cursos relevantes, melhorar as infra-estruturas e prestar serviços a comunidade ”, disse Quilambo.

O ensino superior em Moçambique, conta actualmente com 42 instituições, das quais 24 são privadas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!