A comissão disciplinar da União de Associações Europeias de Futebol (Uefa) baniu do esporte um árbitro e suspenderá outros dois por corrupção e por partidas fraudadas na Europa, indicou esta quarta-feira a Uefa num comunicado.
As punições são consequência das investigações da Polícia alemã, embora o organismo tenha indicado que “as decisões esportivas são independentes da investigação em andamento e do processo judicial realizado pela Polícia da cidade de Bochum”.
Os três árbitros podem apelar desta decisão. “Novo Panic, árbitro da Bósnia-Herzegovina, foi punido para não participar pelo resto da vida de qualquer atividade relacionada com o futebol. Tomislav Setka, árbitro assistente croata, foi suspenso até o dia 30 de junho de 2011.
Oleg Oriekhov, árbitro ucraniano, foi suspenso por 30 dias provisoriamente. Seu caso será examinado no dia 18 de março”, segundo o comunicado. Por outro lado, a Uefa considerou que não é necessário punir o árbitro búlgaro Anton Genov, envolvido em um caso de “apostas irregulares”.