Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Turismo vai ter Conta Satélite em 2014

O sector do Turismo em Moçambique passará a usar Conta Satélite, um instrumento que visa melhorar o levantamento de dados estatísticos sobre o desenvolvimento do sector do Turismo nacional, a partir de 2014.

A Conta Satélite é um instrumento que permite a medição de ganhos e facilita a tomada de decisões por parte dos governos, através da concentração do investimento em sectores que trazem mais investimentos.

O processo de preparação da Conta Satélite em Moçambique iniciou em 2008. Com a Conta satélite, as autoridades moçambicanas estarão em condições de conhecer com exactidão os movimentos de diversos sectores de turismo, suas angariações financeiras e contribuições na economia nacional.

O Ministro do Turismo, Fernando Sumbana, citado pela Rádio Moçambique, estação pública, disse que com este instrumento vai melhorar a colecta financeira para os cofres do Estado, que actualmente se estima em 197 milhões de dólares americanos.

Sumbana disse ainda que em termos estatísticos este valor ainda é muito pequeno para aquilo que é o fluxo turístico no país, contribuindo apenas com 2.5 por cento do Produto Interno Bruto. Com a Conta Satélite, o sector poderá aumentar as suas colectas para cerca de 300 milhões de dólares por ano.

Neste momento, os dados estatísticos sobre a área de turismo estão dispersos, razão pela qual a contribuição deste sector é medida com base em números que referem apenas a receitas geradas pelos hotéis, restaurantes e, nalguns casos, agências de viagens.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo já conseguiu criar um modelo que ajudou vários países a ultrapassarem a deficiência de dados para poderem produzir as contas satélites.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!