Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tudo a postos para Brasil x Portugal no estádio Moses Mabhida

Tudo a postos para Brasil x Portugal no estádio Moses Mabhida

Desde o dia 4 de dezembro, quando foram sorteados os grupos d Campeonato do Mundo de 2010, o duelo entre Brasil e Portugal é apontado como o jogo mais esperado da primeira fase. Certamente 70 mil espectadores estarão sentados no estádio Moses Mabhida, os bilhetes para este jogo foram os mais rapidamente vendidos do Mundial. Entre os adeptos brasileiros e portugueses muitos moçambicanos estarão não só para ver os seus ídolos mas também para apoiar uma ou outra seleção. Brasil e Portugal são, das seleções presentes na Àfrica do Sul as mais adoradas no nosso país.

O estádio Moses Mabhida é um bela inovação arquitectónica, é inspirado na bandeira sul africana e tem um grandioso arco que representa a união de um país apaixonado pelo desporto. Os dois mastros do arco no lado sul do estádio unem-se para formar uma única base no lado norte, simbolizando a nova unidade de uma nação anteriormente dividida pelo apartheid.

Localizada numa bela cidade, à beira mar, este estádio já acolheu muitos jogos deste Mundial e, devido a cobertura permanente de grande parte do relvado, o terreno de jogo tem sido motivos de preocupação para os técnicos e jogadores brasileiros e portugueses. A FIFA inclusive não deixou que as duas seleções efectuassem ontem o habitual treino de adaptação ao campo e a luz artificial. Estes treinos decorreram em outros estádios nos arredores da cidade.

Esta manhã contudo o relvado apresenta-se nas condições ideiais para a prática de bom futebol que esperamos assistir mais logo, a partir das 16 horas.

{youtube}7VeoK5sMsJk{/youtube}

Este estádio foi especificamente projectada como uma área multiuso e um anfiteatro completo com um teleférico que leva a uma plataforma de observação no topo do enorme arco de 350 metros de extensão, mais de 100 metros acima do relvado. De lá, os visitantes têm vistas panorâmicas espectaculares da costa e da cidade. A cobertura é ligada ao arco por cabos de aço com 95 mm de diâmetro. Cada assento é espaçoso e confortável, com uma óptima visão do terreno de jogo.

A arena multifuncional de última geração está localizada no coração do Complexo Desportivo Kings Park, no terreno do antigo Estádio Kings Park. A área como um todo terá outros estádios e instalações desportivas, além de restaurantes, lojas, áreas para crianças e uma passarela de pedestres que ligará o complexo à praia.

O nome do estádio constitui uma homenagem a Moses Mabhiba, um destacado membro do ANC, que nasceu em Thornville, a 14 de Outubro de 1923, numa família pobre. Em 1963, trabalhando na Checoslováquia para a Federação Sindical Mundial, Mabhida recebeu de Oliver Tambo o convite para voltar à África com fim de desenvolver o grupo armado do partido ANC, o Umkhonto we Sizwe (MK). Ele passou por treino militar e tornou-se o principal instrutor político dos novos recrutas. Posteriormente, foi comandante do MK.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!