Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tuberculose flagela seis distritos da província de Nampula

A tuberculose continua a ser um grave problema de saúde pública em Moçambique, na província de Nampula foram diagnosticados no ano passado 3.470 casos que afectados com maior incidência os distritos de Nampula cidade (694), Erati (305), Mogovolas (264), Monapo (238), Moma (236) e Angoche (207).

As autoridades de saúde não avançaram o número de vítimas mortais em consequência desta enfermidade. Entretanto, 1.896 pacientes, idosos, têm uma tuberculose associada ao HIV/SIDA positivo.

A porta-voz da Direcção Provincial da Saúde de Nampula, Joselina Calavete, disse que a maior parte dos doentes padecem de tuberculose do tipo BK positivo, cuja transmissão de uma pessoa para a outra é fácil.

Estão a ser tomadas medidas para que este ano haja reduzir do número de infectados, dentre elas, palestras e campanhas de sensibilização da população a observar rigorosamente os métodos de prevenção, segundo Joselina.

A fonte apela à população a dirigir-se às unidades sanitárias sempre que tiver uma tosse há três semanas porque pode ser tuberculose.

Refira-se que o Hospital Central de Nampula conta, desde último domingo (24), com um laboratório para análise e diagnóstico da tuberculose.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!